quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia do Professor (a)!!!

Ao entrar no Esconderijo da Renata Ragagnin me deparei com um texto dela,super legal , onde ela lembra de alguns profes dela. Achei o maximo e deixei o seguinte comentário: Teu texto de hoje, me fez lembrar dos meus profes( os que foram e os de hoje, e por incrível que pareça eu lembro o nome de todos (as) e o rostinho de cada um (a)) da forma como cada um fazia suas aulas, de como chamar a atenção, da minha primeira professora, da que me ensinou a ler, da minha profe de matemática que me fez gostar da matéria e que me pediu para que eu fizesse faculdade de matemática para substituí-la na escola quando ela se aposentasse, do meu professor de história que me fez tirar minha primeira e única nota vermelha, das professoras estagiarias, da profe que eu sempre quis ser aluna mas que não fui da turma dela...
Mas tbm me fez refletir sobre a minha conduta enquanto profe.
Logo que me formei me chamaram pra trabalhar em uma escola particular, uma novidade pra mim, que ate então só tinha entrado em sala de aula como estagiaria do Curso Normal. Lembrei tbm de todas as aulas que planejava, nos projetos que consegui desenvolver, sempre pensando em levar pra sala de aula coisas novas, interessantes, critivas, que fizessem meus alunos se sentirem motivados a aprender. Trabalhei dois anos com a Educação Infantil, com os "polhos" (eu chamava eles assim) de 2 anos e meio a quatro anos. Nas aulas culinárias quanta bagunça!!! Aulas de artes, eles amavam tintas... Nos filmes a maioria adormecia... Na semana da criança me fantasia de palhaço e eles achavam o máximo tentar adivinhar quem era, e ai um olhava e cochichava como outro “ Acho que é a pofe”...
No dia que sai da escola, por optar trabalhar somente no jornal (que onde eu trabalho hoje como assessora pedagógica, onde o financeiro falo mais alto) chorei feito doida, a mãe de uns quantos me abraçava e chorava comigo, mas faz parte da vida, né???
Ai como é bom ser profe!!!! Hoje ao encontrá-los na rua saem gritando "Oi Pofe Lisi", "Mae é a minha pofe Lisi" , outros se escondem atrás dos pais de vergonha.
Mas tem uma em especial, a Nicoli, que brinca em casa de ser a "Pofe Lisi"... organiza as cadeiras, coloca materiais aos seus alunos invisíveis e da suas aulas como se fosse eu... O dia que a mãe dela me conto isso, lembrei da minha infância quando eu brincava de ser as minhas profes, e chorei muitooo ( eu sô chorona por natureza, choro por tudo...)
Parabéns a todos (as) os (as) Professores(as) Pela passagem de seu/ nosso dia!!!

Nenhum comentário: